A grande quantidade de resíduos e entulhos gerados na maioria dos canteiros de obras, além das nocivas atividades de extração de matéria-prima e elevado uso de energia elétrica representam um desafio na minimização dos impactos provocados pelas construções.
O conceito de sustentabilidade na construção civil significa garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.
Fazer com que os materiais sejam reutilizados, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de gerar e economizar energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente. Além disso, desempenham um papel fundamental para tornar os processos economicamente viáveis.
O setor da construção civil consome muitos recursos naturais e gera quantidades significativas de resíduos. Dados revelam que, em um dia, cada trabalhador gera aproximadamente 51,74 gramas de resíduos, totalizando cerca de 9 kg de resíduos por dia, se considerarmos uma obra com mais de 170 colaboradores.
Além da questão ética e ambiental, a sustentabilidade é uma demanda por parte dos clientes finais. Boa parte da sociedade vem mudando seus hábitos em relação à preservação do meio ambiente e, com isso, surge a necessidade de construções mais sustentáveis.
Vantagens:
- Redução de gastos, que se dá pela otimização dos processos;
- Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo;
- Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais;
- Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado pelos clientes.
As novas tecnologias proporcionam uma grande influência positiva na construção civil e ao aderir a essas práticas, a construtora e o fornecedor de mão de obra é capaz de reduzir custos em suas atividades e ainda elevar a o valor percebido do projeto.
O incentivo fiscal a obras sustentáveis
Uma das vantagens de aderir a sustentabilidade na construção civil são os incentivos fiscais por parte do governo brasileiro, tanto em âmbito federal, como estadual e municipal.
Assim, uma construção verde, que é uma obra ecologicamente correta, poderá contar com alguns financiamentos e descontos em impostos fiscais.
Ao redor do mundo, principalmente em países desenvolvidos, há uma série de incentivos econômicos para construções verdes. Um exemplo é a Alemanha, país que remunera os cidadãos que produzem um excedente de energia obtida por placas fotovoltaicas.
No Brasil, os incentivos podem não ser suficientes e tão eficientes, mas já ajudam a reduzir a carga tributária das construções.
Um dos incentivos fiscais que existem em diversas cidades brasileiras é o IPTU Verde, desconto que é dado no IPTU para obras que implementarem sistemas ecoeficientes nas suas construções ou reformas.
Cada cidade que utiliza o IPTU Verde determina o valor dos descontos, mas eles variam de 5% a 20%. Os sistemas ecoeficientes que devem ser implementados também variam, mas alguns exemplos são:
- Captação e reutilização de água;
- Reciclagem e reuso de resíduos de materiais de construção;
- Uso de placas solares para o aquecimento de água;
- Uso de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.
Práticas Sustentáveis
A sustentabilidade na construção civil é indispensável para se destacar no mercado, cuidar do meio ambiente e entregar uma melhor qualidade aos clientes. Apostar no conceito de green building, realizar o gerenciamento de resíduos, investir em novas tecnologias e evitar o consumo excessivo de energia e de água são algumas das ações fundamentais para diminuir os impactos produzidos durante a realização de uma obra.
Uma construção consciente e sustentável, além de evitar todos os prejuízos que uma obra normal traria ao meio ambiente, pode diminuir o custo final do projeto e até o seu tempo de conclusão.
Assim, conhecer as principais maneiras com que uma construtora pode respeitar a natureza e o meio onde vive não se trata meramente de um diferencial competitivo, mas sim de uma exigência cada vez maior para todas as empresas do ramo.